sábado, 8 de dezembro de 2012

Nasce uma Estrela


            “Agora eu sou uma estrela!” Eu disse esta frase assim que saí do palco quando ali dancei pela primeira vez. Foi emocionante! Me senti realmente uma estrela.
            No entanto, no dia 8 de março de 1929 nascia uma estrela que mostrou seu brilho assim que seus olhinhos se abriram para este mundo. Estrela de “berço”. Seu nome? Hebe Maria Monteiro de Camargo. Ainda pequenina se sobressaia em seu meio e já mostrando a que veio! Hebe Camargo como viria a ser conhecida colocou sua cidade natal no Mapa. Taubaté, SP.
            Estudou apenas até a 4ª série, o que tinha orgulho de declarar. Precisava mais? Acho que não! Sem mais nem porque veio a ser uma estrela de 5ª Grandeza.
            Logo na infância já acompanhava o pai, que era músico violinista, em suas apresentações. Vindo em diante a segui-lo ao se transformar em regente de orquestra de rádio. Já se preparava para o que viria no futuro. O rádio a encantou! Então ali cantou! Apresentou-se assim, ao Brasil!
            Seu brilho começava a aparecer, a tomar maiores proporções! Ofuscava tudo a sua volta! Fez dupla caipira com sua irmã, ainda jovenzinha! “Estrelinha do samba!” Hebe Camargo! O céu foi-se abrindo para ela, e com muito gosto. Não é o que ele faz para suas estrelas?  Com as portas abertas para ela e sempre sorrindo, foi “entrando” em evidência dia após dia, pudera! Sua luz brilhava tanto que não lhe comportava um lugar pequeno.
            Oito de março, “ Dia Internacional da Mulher”. É, e é também dia de Hebe! Como está visto, mesmo dia do nascimento, da nossa estrela. Coincidência? Talvez não! E não poderia ser melhor, parece encomendado! Mulher de gabarito internacional. Duas vezes seu dia. Parabéns Hebe (aplausos), você era mulher de verdade.
            De madeixas escuras, Hebe veio a se tornar loira, o que passou a ser sua marca registrada. Nunca mais abandonou o colorido dos cabelos.
            Crescendo junto com o entretenimento no Brasil, ela foi desbravando país afora. Apesar da pouca cultura se tornou a “rainha da televisão brasileira”. Tinha que ser assim! Em 1950, ela foi ao Porto de Santos ajudar com o equipamento da 1ª televisão brasileira e já convidada para participar da inauguração com a 1ª transmissão cantando o Hino da TV. Não compareceu! Substituída por sua amiga Lolita Rodrigues, confessou ser o hino horrível demais para interpretar! Ah! Hebe, iluminava tudo com sua risada. Encantava multidões!
            Cantora de rádio, apresentadora de TV, atriz, humorista. O que mais poderia fazer essa figura tão querida deste país tão necessitado de heróis. Ela fazia! Regia com maestria o Teleton. Programa de ajuda a crianças especiais, apresentado todo ano pelo SBT. Tinha que bater a meta! Ela era assim. Dedicada. Madrinha de peso! Emissora essa que talvez tenha sido uma de suas maiores paixões, por ali criou raízes, amizades. Disse até: “Silvio Santos é um “país” que respeita seus empregados”.
            Nunca deixou a música, gravou até um CD ao vivo em 2010, ademais foi como apresentadora que se consagrou até que um câncer se “meteu a besta” com ela. Lutou bravamente. No entanto, o sofá que era quase uma instituição brasileira, ficou vazio! E ela queria tanto voltar para casa! SBT.
            E agora! Ela se foi!! O câncer a venceu? Não. Como se sabe; o brilho de uma estrela nunca morre, mesmo que ela se finde, vai brilhar ainda por muitos e muitos anos!!!!

                                                                                                       Denise Mokarzel
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário