sábado, 15 de agosto de 2009

Ser e Estar


Poucas coisas nesse mundo têm a benção de “ser”. Por quê? Por que tudo é passageiro, e a maioria das coisas que pensamos que “são”, deixarão de “ser” tão logo o tempo passe. Por exemplo: “minha casa “é” nova”, daqui algum tempo, ela deixará de “ser”, então na verdade ela “está” nova. O estado de “ser” é uma expressão permanente, e “estar” dá idéia de transitório. “Como você é bonita”, ou “como você está bonita”. Se você é bonita, é a toda hora, e se você está é porque não está a toda hora! Uma fruta está verde hoje, madura amanhã. Plantamos uma semente, ela logo se transformará em árvore, que vai envelhecer e morrer. E por aí vai; um carro novo, sucata; roupa nova, velha.....
Em objeção ao mundo físico, o subjetivo chega a “ser” mais do que “está”, mas nem tanto, hoje estou apaixonado, amanhã posso não estar, em contra partida, “àquele grupo musical “é” bom e vai continuar, mas vamos combinar, são poucas as coisas da vida que têm a condição de “ser”.
Mas porque estou falando tudo isso! Eu tenho dois filhos, hoje estão jovens; porque “estão”, porque não o serão sempre, como uma dia foram bebês, crianças, adolescentes e o deixaram de ser. Eu nunca deixei que eles se esquecessem disso.
Na fase da adolescência e juventude surgem muitos problemas por causa desse quesito, “ser e estar”. Fase esta em que se acredita ter o poder, achando ser onipresente, onisciente, onipotente; então podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, sabem tudo e podem tudo, com isso enfrentam tudo, e muitos morrem por esse “tudo”. Só quando tivermos total consciência do “ser e estar” é que vamos realmente entender e mudar o nosso e o futuro dos que “estão “ hoje na condição de adolescentes, jovens. Podemos e devemos sim viver o presente, mas com discernimento e sabedoria de enxergar o que vem pela frente, a condição de estar adolescente e jovem passa mais rápida do que se imagina, é a mais efêmera e perigosa delas. Por isso nós que já passamos por elas, é, acreditem, nós também já fomos jovens, inacreditável para vocês não é? Pois é esse é um dos maiores problemas vocês acham que só vocês o “são”, aliás, nem o “são, “estão” e isso vai passar para vocês também, como passou para nós e espera-se mais respeito e obediência com os que já viveram essa época linda mas desajustada se não observada de perto. Viu pais!
Sobretudo queremos que vocês que acha que “são” hoje, “estejam” amanhã, mesmo que velhos, mas sem sucumbirem à fantasia de “ser”.
Só Deus pode verdadeiramente “SER”, nós só estamos, em estado e de passagem por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário