sexta-feira, 25 de março de 2011

Água


A Água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Ficando então sua fórmula assim: H2O, que é uma só molécula de água. Zilhões dessas moléculas unidas formam a água doce. Claro! A água corrente que conhecemos. É, essa que sai da torneira, habita rios, lagos, lençóis freáticos e na maior parte da superfície terrestre, o mar. Nesse último como já sabemos é salgada.
Ela pode se apresentar de várias maneiras. Em estado líquido, que é o que nos vem à cabeça quando se fala dela, mas tem o estado sólido, que é o gelo, e o estado gasoso, que é a evaporação.
Água é vida. Em estado físico não vivemos sem ela. Subjetivo, é símbolo, sinônimo de purificação, limpeza, de nascer de novo. Há que se dizer, batismo!
Enfim, depois de tudo que foi dito parece que estamos muito bem abastecidos de água. No entanto, ela que é sinônimo de vida, abundância, tem dado o que falar ultimamente. Primeiro é que, como ela tem um ciclo retornável, pensava-se ser eterna. Mas não o é. Esse ciclo, bem sabemos é como aquela pergunta: “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha”? Do estado líquido na superfície, evapora no gasoso para a atmosfera, formando nuvens que despencam de volta para a terra. Seu excesso a terra suga, vai para o lençol, o restante fica nas nossas fontes de abastecimento. Mas o danado desse vai e vem está com defeito. Parecia impossível não é mesmo?
Pois então caros amigos e amigas, temos ouvido falar muito ultimamente sobre fenômenos como efeito estufa, aquecimento global, La Niña. A saber, que, na verdade o efeito estufa é essencial para a vida na terra, pois ele é que mantém o clima favorável ao nosso bem viver, mas, como tudo tem um, mas, nesse caso é, porém; tudo que é demais atrapalha e tudo está desregulado com o desmatamento em excesso, degelo dos pólos. Desestabilizou o tão falado efeito estufa. Apareceu o que? O aquecimento global.
Gente! É o caos! Á água que é sinônimo de vida, também hoje, de morte! Como um efeito dominó, uma das conseqüências do aquecimento global! La Niña! Pelo nome parece bonitinho não é? É; isso mesmo, não é nada de bonito. É um dos causadores das catástrofes sofridos em nosso meio. Chuvas torrenciais, inundações, perdas e danos; mortes! Muitas mortes e devastação. O planeta geme enfurecido, dá sinais de cansaço e revolta. Mas não é só ele que sofre. O ser humano está sendo judiado, invadido, literalmente inundado e maltratado por essas que são reações da natureza que insistem em vir morro abaixo.
Será que tem concerto? Governo, população, fim dos tempos. Ou mais obras e menos moradia irregular? É São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e quantos mais. É no Brasil, fora dele! Tristeza, desespero! Aperta-se um botão e uma avalanche de más notícias desaba em nossos lares e mentes já tão castigadas pelo rugir do cotidiano.
“Meu filho foi soterrado ainda com a coberta que eu acabara de cobri-lo” Disse um pai. Chorei!
Água, ah essa água que tanto amamos e necessitamos. Ela nos limpa, diverte, sacia. Mas se não cuidarmos de tudo que diz respeito a ela! Ela pode nos matar tanto na escassez como no excesso. Que Deus nos ajude a entrar num acordo com ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário