terça-feira, 29 de março de 2011

CENTÉSIMO GOL



Quando falamos em Pelé, logo vem à nossa memória, rei do futebol. O homem dos 1000 gols e muitos outros feitos nessa área. Mas também ele trás junto de si o nome do clube que o consagrou, Santos. Se falamos em Ronaldo goleiro, sem sombra de dúvida que nos atenta a um passado recente sua trajetória no Corinthians, como o Zico lembra Flamengo, dentre outros.
Agora, quando se fala em Rogério Ceni, não tem jeito, esse nome é sinônimo de São Paulo Futebol Clube. O cara nasceu lá, desconfio. Provavelmente a primeira palavra a pronunciar! Seus pais o olharam, e ele, “SPFC”, e ainda deve ter gritado; “êêêêê”, ou, “gooooooooooooooooooooooooooooool”. Alguma coisa assim, creio eu.
No entanto, o assunto que quero abordar hoje tem a ver com o “São Paulo” sim, mas o destaque maior é ele, Rogério Ceni. Como diria o Faustão em seu domingão, “agora, mais do que nunca, o glorioso goleiro Rogério Ceni merece os parabéns pelo seu centésimo gol”. Gente, nós estamos falando de um goleiro e não de um atacante treinado para tanto e com mira certeira para estufar redes de futebol. Jogadores consagrados e até reverenciados. Estão ali para isso! Mas ele não. Ao contrário, está ali para defender seu espaço, também com redes, de serem recheadas pela bola, objeto que tem em seu currículo muitas celebridades pelo que representa. Esporte.
Pela sua conquista RC, você merece o lugar mais alto do pódio e nossos aplausos de pé. É, goleiro artilheiro, você é realmente um herói; o nosso herói. É isso mesmo, você não pertence a um só clube não, você é um representante nosso. Do Brasil. Um lutador, um vencedor, que, tenho certeza, todas as nações futebolísticas, independentemente de time, tem orgulho. Sabem o seu valor! Sabem do seu esforço, dedicação, chutes a gol em treinos exaustivos, que começaram ainda quando suas madeixas o acompanhavam. Garoto, e um já técnico, é, um tal de Muricy Ramalho, conhecem? Gritava, “no gol, no gol”. Você; obedecia! Chutava, chutava, e acertava! Rei das cobranças de falta. Precisas, certeiras, como essa que é inesquecível, a centésima. Você é o terror de seus próprios companheiros de profissão. Comemore mesmo, faça festa, você merece.
Agora, aqui, no pé do ouvido. Do que gosta mais. De defender com pulos estratégicos ou comparecer e efetuar gols deixando os goleiros loucos? Você não sabe não é! O que importa é estar no campo e ver a gorduchinha a rolar trazendo medo e satisfação. Está certo! Mas nada igual para nós do lado de cá que ver ela rolar, sair uma falta e o bravo guerreiro, que por ironia, diga-se de passagem, sair de sua defesa para chutar a gol. O futebol tem dessas coisas, ou melhor, o futebol tem Rogério Ceni São Paulo Futebol Clube. Opss! Confundi o nome.
Parabéns meu amigo. Posso chamá-lo assim não é? Você está sempre aqui na minha casa! Batedor de faltas, pênaltis; especialista, eu diria. Faz gol até com bola rolando. E as defesas! O que mais você tem para nós, súditos, que mesmo sem levantar a sua bandeira, torcem pelo seu reinado. Orgulho de uma nação inteira. Exemplo para aspirantes, desse que às vezes promove os maiores espetáculos da terra. O futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário